Uma PME 100% portuguesa, especializada na venda online de produtos alimentares feitos em Portugal, enfrentava um desafio: sua taxa de conversão estava “estável” em 1,5%. Com o aumento da concorrência e um orçamento de marketing digital no limite, a necessidade de crescer nas vendas sem aumentar o investimento em PPC tornou-se crucial.
Para superar esse desafio, implementamos a estratégia L-U-C-R-O ao longo de 12 semanas:
Levantamento de Dados
Utilização de Insights
Criação de Hipóteses
Realização de Testes
Otimização e Implementação de Resultados
Utilizamos ferramentas como GA4 para dados quantitativos, Hotjar e Mouseflow para dados qualitativos, e a ferramenta de teste A/B Tasty. Realizamos auditorias na loja online, análise da jornada de compra e pesquisas com clientes atuais e visitantes do site.
Principais Melhorias Identificadas
Otimização da Ficha de Produtos
Redesign da informação
Adição de vídeos
Implementação de reviews
Processo de Checkout Simplificado
Redução de campos obrigatórios
Inclusão da opção de guest checkout
Revisão da opção de pagamento, com MBWay como primeira opção
Personalização da Experiência
Criação de bundles de produtos
Recomendações de produtos com base na navegação
Revisão do e-mail de boas-vindas após registro na loja online
Resultados Mensuráveis
As otimizações resultaram em:
Redução de 24% na taxa de abandono
Aumento de 12% no ticket médio
Crescimento de 50% na taxa de conversão, que passou de 1,5% para 2,25%
Aprendizados Valiosos
Além dos excelentes resultados, compartilhamos aprendizados importantes com os demais times:
Importância de decisões baseadas em dados
Valor dos testes contínuos e iterações rápidas
Impacto significativo na experiência do usuário
Este case study demonstra como uma abordagem estruturada e baseada em dados pode transformar os resultados de uma PME, mesmo em um cenário de alta concorrência e restrições orçamentárias.
Sobre o autor:
Márcio Miranda
A minha jornada tem sido pautada por experiências profissionais em agências (criativas e media), meios de comunicação (imprensa) e “cliente” em diversas áreas de negócio (indústria automóvel, formação, construção, imobiliário e FMCG).
Ao longo desta jornada, passei pelas funções de account, gestor de marketing “tradicional”, marketing digital (media buying, ppc, automação e muito planejamento estratégico). Desde 2020, estou ligado à área de ecommerce no Grupo Nabeiro com a gestão de duas lojas online. Um mix muito massa devo confessar. Complementarmente realizo projetos de consultoria orientado para eCommerce assente em CRO e estratégias de vendas.
Gosto de fazer questões com sentido crítico, desconstruir de forma simplificada as coisas e tentar resolver problemas assentes em dois eixos: por um lado problemas que toquem nas dores de muitas pessoas e por outro que permitam incremento de resultados quer em termos de performance quer em termos de receita. Vamos trocar ideias?
Hey,
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