Com o fim iminente do Google Optimize, muitos profissionais de marketing estão buscando alternativas eficientes para realizar experimentos.
Entre as plataformas tradicionais de teste AB, a VWO é uma das mais consolidadas e escolhida pela facilidade de uso, apesar de ter uma curva de aprendizado densa para algumas funcionalidades. Por isso, criamos esse comparativo entre as funcionalidades de ambas as plataformas. Nosso objetivo é discutir como testes AB aliados à personalização de sites podem te ajudar a melhorar a conversão e engajamento de seu negócio.
Esperamos te ajudar a escolher a melhor opção de acordo com suas necessidades e orçamento.
Overview das features
Ambas as plataformas possuem testes AB com personalização, mas cada uma prioriza essas funcionalidades de maneira diferente. Veja na tabela a seguir um resumo das principais features oferecidas pela Croct e pela VWO.
CROCT | VWO | |
Escopo | Headless CMS com teste AB e personalização | Teste AB com personalização como um add-on |
Tipo de teste | Teste AB | Teste AB, teste multivariáveis, e teste split URL |
CMS | Sim | Não |
Editor visual | Não | Sim |
Conteúdo em múltiplos idiomas | Sim | Não |
Latência | Máximo 100ms | Máximo 718ms |
Teste server-side | Sim | Sim |
Agendamento de experimentos | Sim | Sim |
Abordagem | Bayesiana | Bayesiana com elementos frequentistas |
SRM check | template aqui | Não |
Teste em múltiplas páginas | Sim | Sim |
Teste segmentado | Sim | Sim |
Teste entre domínios | Sim | Sim |
Teste entre dispositivos | Sim | Sim |
Teste em apps mobile | Não | Sim |
Personalização | Opções de personalização gratuitas com headless CMS | Opções de personalização pagas com editor visual |
Plano gratuito | Sim, personalização de site inclusa | Sim, personalização de site não inclusa |
Preços | Começam em $300, cobrados em dólar ou real | Começam em $160, cobrados apenas em dólar |
Base de conhecimento | Sim | Sim |
Recomendações de texto com IA | Não | Sim |
Idiomas de suporte | Inglês e português | Inglês |
Número de membros | Ilimitado | Ilimitado |
Segurança | CORS e token de autenticação | single sign-on (SSO) e autenticação em 2 fatores (2FA) |
Domínio personalizado | Sim | Sim |
Ambiente de desenvolvimento | Sim | Sim |
Exportação de dados | Sim | Sim, apenas para teste AB |
Integrações | Sim | Sim |
Add-ons | Sim | Sim |
Aqui está um resumo dos pontos-chave de cada plataforma:
Escopo
A VWO é amplamente focada em testes AB, oferecendo uma variedade de funcionalidades para esse fim. Outras features, como personalização, são oferecidas como add-ons. Em contrapartida, a Croct concentra-se em experimentos com personalização desde o início. Isso significa que após a implementação inicial pelo time de desenvolvimento, você pode editar seus banners e outros elementos do site para seus testes AB sem terceirizar tasks, com a garantia de que seu site não vai quebrar.
Planos
A VWO oferece um plano gratuito com muitas opções de experimentos, segmentação e teste AB. Suas funcionalidades mais avançadas estão disponíveis apenas no plano enterprise, que possui custos mais elevados. A Croct oferece uma conta gratuita com personalização inclusa e possui uma estrutura de preços mais flexível para diferentes necessidades. O grande diferencial, além da escalabilidade, é que os planos da Croct são cobrados tanto em dólar quanto em real, sendo uma ótima alternativa para fugir da inflação.
Headless CMSs vs. Editores visuais
A VWO possui um editor visual que permite fazer ajustes no layout, texto e imagens sem a necessidade de conhecimentos em programação. A Croct, sendo um headless CMS, possibilita personalização e testes através de elementos do site nativamente dinâmicos, garantindo maior segurança e flexibilidade não só para os profissionais de marketing mas também para os desenvolvedores. O headless CMS surgiu como uma opção para as limitações do CMS tradicional e garante que suas implementações não afetem a performance do seu site.
Segmentação
Ambas as plataformas permitem segmentar a audiência com base em vários critérios, incluindo parâmetros UTM, dispositivo, localização geográfica, histórico de navegação e muito mais. A VWO também permite que você analise o comportamento do usuário para mais insights.
Gerador de texto com IA
A VWO oferece um gerador de texto em inglês com IA em seu plano enterprise, o que é uma feature excelente para criar copies com facilidade. A Croct possui essa feature em seu roadmap. Quando implementada, possibilitará a geração de texto não só em inglês, mas em outros idiomas também.
Personalização
A Croct oferece personalização de sites como uma funcionalidade essencial em todos os seus planos, enquanto a VWO a oferece como um add-on. Você pode criar testes com personalização e testar hipóteses rapidamente com slots personalizáveis e segmentação.
Abordagem
Ambas as plataformas utilizam a abordagem Bayesiana para análise de resultados de testes AB, proporcionando mais flexibilidade e precisão nos experimentos. A VWO, no entanto, também oferece alguns elementos do método frequentista, o que faz com que você precise definir a duração do seu teste previamente, limitando em alguns casos a agilidade do processo de experimentação.
Verificação de SRM
Nenhuma das plataformas possui testes de SRM, mas você pode utilizar plugins de browser para essa finalidade ou até mesmo calculadoras online para checar a distribuição correta dos grupos de teste.
Integração e exportação de dados
Ambas as plataformas permitem integração com outras ferramentas e exportação de dados para análise em plataformas de analytics. No entanto, a VWO já possui integração com o Google Analytics 4. A integração da Croct com o GA4 está prevista para quando a API pública for lançada pelo Google.
Latência
A Croct garante uma latência de carregamento de página abaixo de 100ms, enquanto a VWO possui uma latência maior, podendo chegar a 718ms. O headless CMS da Croct garante impacto mínimo na experiência do usuário com personalização e rápido carregamento.
Segurança
Ambas as plataformas utilizam medidas de segurança como CORS, para garantir a integridade e privacidade dos dados dos usuários. Também não guardamos informações sensíveis ou endereços de IP em nosso banco de dados, apenas utilizando dados que não invadam a privacidade do usuário.
Conclusão
Ao escolher entre a VWO e a Croct, considere suas necessidades específicas de otimização de conversão e personalização. Também é importante frisar que você pode criar contas e testar ambas as plataformas gratuitamente para tirar suas próprias conclusões.
Se você busca uma solução focada em diversos tipos de testes AB e pode pagar por funcionalidades adicionais, a VWO pode ser uma boa opção. Por outro lado, se sua prioridade é testes AB com personalização avançada a um preço mais acessível, a Croct é a escolha ideal para você.
Este texto foi desenvolvido por um pedido da Comunidade CRO Brasil a equipe da CROCT, queremos agradecê⁻los pela contribuição significativa.
Conheça a mais sobre a Croct através do link: https://mkt.croct.com/page/personalization
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