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Ferramentas

8 principais alternativas do Google Optimize com prós, contras e avaliações reais

Gabriele Lavreca
Escrito por Gabriele Lavreca em 03/08/2023
8 principais alternativas do Google Optimize com prós, contras e avaliações reais

O Google informou que a ferramenta de experimentação, Google Optimize, será descontinuado em setembro de 2023 e não tem planos de trazer o teste A/B para o GA4. 

Esta notícia pode ter deixado alguns profissionais de CRO em pânico, afinal, acabamos de nos despedir do Google Analytics Universal

No entanto, colocando de lado nossa comodidade de sempre usar as mesmas ferramentas, eis aqui uma excelente oportunidade para elevar o nível de otimização e considerar soluções mais robustas que possam atender às crescentes necessidades do mercado.

Neste texto queremos detalhar os pontos mais relevantes das ferramentas que podem substituir o Google Optimize.

  • 1. Como escolher uma alternativa do Google Optimize
  • 2. As 8 principais alternativas do Google Optimize
  • 2.1 AB Tasty
  • 2.2 Optimizely
  • 2.3 VWO Testing
  • 2.4 Convert experiences
  • 2.5 Croct
  • 2.6 Kameleoon
  • 2.7 Adobe Target
  • 2.8 GrowthBook
  • 3. Próximos passos

Como escolher uma alternativa do Google Optimize

Para fazer a escolha certa para suas necessidades de experimentação, siga estas 3 etapas:

1) O que você gostaria que tivesse no Google Optimize que faria sua entrega ser melhor? 

São limitações para uma velocidade de teste mais alta? Você precisa de acesso a suporte humano especializado para ajudar sua equipe a crescer mais rapidamente? É um preço transparente ou você quer ter um controle mais forte sobre questões de privacidade?

Seja o que for, anote. Você precisará disso para percorrer uma lista de alternativas do Google Optimize.

2) Compare as alternativas.

Coloque os prós e contras de cada ferramenta de acordo com suas necessidades. Leve em consideração também a interface – pensando que o Google Optimize é uma ferramenta de design amigável para iniciantes – e compare preços. 

3) Faça uma lista restrita de potenciais candidatos e teste-os.

Muitas das ferramentas disponibilizam um período de minimamente 7 dias de teste. Antes de se comprometer a aprender como usar uma nova ferramenta e pagar por ela, descubra se é adequada para o seu cenário.

E agora, quais são essas alternativas? Considerando de onde você vem e suas necessidades exclusivas, qual é a ferramenta de teste A/B mais natural e benéfica para mudar?

2. As 8 principais alternativas do Google Optimize

  1. AB Tasty
  2. Optimizely
  3. VWO Testing
  4. Convert experiences
  5. Croct
  6. Kameleoon
  7. Adobe Target
  8. GrowthBook

1. AB Tasty

Créditos: https://www.abtasty.com/

O Google anunciou 3 ferramentas que terão integração direta com o Google Analytics 4. Além dessas 3 ferramentas, o Google também está trabalhando na API GA4 com usuários do Google Cloud. A primeira ferramenta é a AB Tasty.

  • Tem plano gratuito? Sim, um teste grátis;
  • Tem suporte ao cliente? Sim;
  • Integração com Google Analytics 4? Sim;
  • Segmentação padrão (por exemplo: referenciador, cookie, localização, dispositivo…);
  • Segmentação de comércio eletrônico (critérios baseados em RFM);
  • Segmentação da camada de dados;
  • Segmentos de usuários de terceiros (por exemplo: CDP, DMP…);
  • Segmentação baseada em IA (por exemplo: interesse de conteúdo, nível de engajamento…);
  • Gatilhos avançados de campanha (UTM).

Prós:

  • Testes no site, aplicativo e produto;
  • Teste client-side com editor visual;
  • Teste server-side com feature flag.

Contras:

  • Complexidade na configuração inicial;
  • Limitações na versão gratuita em relação ao tráfego que pode ser testado ou personalizado.

2. Optimizely

Créditos: https://www.optimizely.com/

Além dos testes A/B, a Optimizely  permite a criação de testes multivariados, que testam diferentes combinações de elementos na página para determinar qual delas tem melhor desempenho. Permite criar experiências personalizadas para diferentes públicos, com base em dados demográficos, comportamentais e geográficos.

  • Tem suporte ao cliente? Sim, porém em inglês;
  • Integração com Google Analytics 4? Sim;
  • Segmentação avançada? Sim.

Prós:

  • Testes no site, aplicativo e produto;
  • Teste client-side com editor visual;
  • Teste server-side com feature flag;
  • Use nossas integrações pré-construídas para enviar dados da experiência para a web ferramentas de análise;
  • É possível configurar as métricas para rastrear o desempenho de seus experimentos;
  • Segmentar resultados por tipo de dispositivo (móvel x computador), canal (Direct, referral, search), por parâmetro utm_campaign e outros;
  • Em todos os planos é possível criar target por parâmetros, IP, novo usuário ou retornante e localização. Nos planos accelerate e scale, é possível alocar o tráfego dinamicamente para variações que estão ganhando, a partir de aprendizado de máquina. É possível segmentar e otimizar experiências para audiências construídas de seus próprios dados. Permite também integrar bases de terceiros para aumentar as possibilidades de segmentação. Já no plano scale, é possível criar experimentos que tenham visitantes mutuamente exclusivos. 

Contras:

  • O suporte não é brasileiro e pode ser um pouco difícil. É necessário abrir um ticket e esperar o suporte;
  • Os valores da plataforma não são fáceis de encontrar.

3. VWO

Créditos: https://vwo.com/

VWO significa Visual Website Optimizer. Eles são principalmente uma ferramenta de teste A/B, mas também oferecem outros recursos de marketing que ajudam na análise de comportamento, experimentação e engajamento. É uma ferramenta fácil de usar para quem vem do Google Optimize.

  • Tem plano gratuito? Sim, grátis para até 50.000 visitantes únicos. Para contratar recursos adicionais, aqui na comunidade temos o contato direto com o time de suporte da plataforma. Mande uma mensagem na comunidade;
  • Tem suporte ao cliente? Sim, por e-mail, telefonema e página de recursos;
  • Integração com Google Analytics 4? Sim;
  • Segmentação avançada, testes de várias páginas e pós-segmentação não incluídos no plano inicial;
  • Testes multivariáveis não inclusos no plano básico.

Prós:

  • Existem opções de personalização para adaptar seu teste a diferentes cenários;
  • Fácil de planejar e executar testes sem ajuda do desenvolvedor;
  • Pode rastrear metas de longo prazo;
  • Agrupamento de teste disponível.

Contras:

  • Há uma grande curva de aprendizado para compreender toda a gama da ferramenta.

4. Convert Experiences

Converter experiências

A Convert é uma ferramenta com 13 anos de negócio, testada e comprovada do Google Optimize – você obtém recursos avançados para promover seu programa de experimentação a um dos preços mais acessíveis do setor de CRO. 

Planos a partir de US$ 99 por mês (para 50.000 únicos) e têm uma equipe de suporte 4 vezes mais rápida que prioriza seu sucesso – mais funcionalidades nessa faixa de preço do que qualquer outra ferramenta concorrente disponível.  

  • Tem plano gratuito? Sim. Você pode testar por 14 dias sem abrir mão das informações do seu cartão de crédito;
  • Tem suporte ao cliente? Sim, incluindo suporte no fórum, chat ao vivo, e-mail e chamadas telefônicas, dependendo do seu plano. E há uma base de conhecimento também;
  • Integração com Google Analytics 4? Sim. A Convert lançou recentemente a integração oficial com a API do GA4;
  • Limitações do teste: Isso depende do plano escolhido. Mas todos os detalhes são compartilhados de forma transparente na página de preços.

Prós:

  • Mais de 90 integrações com outras ferramentas (como Shopify, WordPress, HubSpot, entre outros);
  • Teste nativamente sem flicker;
  • Testes ilimitados e sem cookies de terceiros;
  • Full-Stack sem custo adicional; 
  • Integração oficial do GA4 e ferramenta de migração de dados GO em 27 segundos;
  • Segmentação avançada e mecanismos de meta (com mais de 40 filtros);
  • Públicos-alvo, metas e locais reutilizáveis;
  • Planos mensais flexíveis para recursos de nível empresarial.

Contras:

  • Falta mapas de calor e módulos de pesquisa;

5. Croct

Créditos: croct.com

A Croct é uma plataforma de experimentação brasileira, com 5 anos de mercado. Além de testes AB comuns, a plataforma também oferece segmentação avançada e personalização em tempo real. Além de ter planos com valores em reais, contam com um time local para suporte técnico, de produto e também estratégico, independentemente do plano contratado.

Descrição da Croct

  • Tem plano gratuito? Sim, atualmente o limite é de 5.000 usuários únicos por mês, mas eles estão estudando aumentar esse volume em breve;
  • Tem suporte ao cliente? Sim, em português, inglês e espanhol (time local no Brasi) com gerente de contas. O atendimento é super rápido, via e-mail ou Slack, e a empresa oferece reuniões checkpoints semanais durante as primeiras semanas de uso da plataforma;
  • Integração com Google Analytics 4? Em desenvolvimento e aguardando apenas a liberação da API pública pelo Google.

Prós:

  • Segmentação avançada e em tempo real;
  • Análise Bayesiana;
  • Suporte a testes AB e personalização server-side;
  • Integração simplificada, inclusive com React e Next.js;
  • Fácil de planejar e executar testes sem ajuda do desenvolvedor. Como a integração é feita uma única vez, não exige implementação da variante vencedora após a finalização dos testes;
  • Suporte a conteúdos com múltiplos idiomas;
  • Baixíssimas latências (100ms comparados à média de 700ms da VWO e Optimizely) e sem flicker;
  • APIs para exportação de dados;
  • Não depende de third-party cookies;
  • Comunidade no Slack para suporte em qualquer plano, inclusive no gratuito.

Contras

  • Não tem testes multivariáveis;
  • Não tem mapas de calor;
  • Ainda não tem suporte para testes em apps mobile;
  • Ainda não tem análise de SRM.

6. Kameleoon

camaleão

Créditos: https://www.kameleoon.com/

Kameleoon é uma plataforma de experimentação de nível empresarial. É um avanço em funcionalidade, interface do usuário, configurações de personalização e integrações. Eles são grandes em proteção de dados e privacidade.

  • O preço personalizado está disponível após você entrar em contato com a equipe de vendas;
  • Tem plano gratuito? Não;
  • Tem suporte ao cliente? Sim. Um gerente de conta também está disponível;
  • Integração com Google Analytics 4? Não direta. Em breve o Google disponibilizará a API para todas as ferramentas de experimentação fazerem a integração;
  • Os navegadores mais antigos são excluídos dos testes, por exemplo, IE7.

Prós:

  • Editor visual sem código (WYSIWYG);
  • Integra-se facilmente com outras ferramentas;
  • Possui tecnologia anti-flicker avançada;
  • Planejamento preciso e execução de testes.

Contras:

  • O editor visual carrega lentamente;
  • Precisa de desenvolvedores para ajudar na implementação de cenários complexos;
  • O painel de relatórios precisa de mais personalização.

7. Adobe Target

Créditos: https://business.adobe.com/br/products/target/adobe-target.html

O Adobe Target é outra ferramenta de teste de nível empresarial que funciona lado a lado com a ferramenta de análise da Adobe. Um faz a personalização e o outro faz a segmentação para entregar experiências digitais personalizadas aos visitantes.

  • O preço personalizado só está disponível depois de preencher um formulário e conversar com a equipe de vendas;
  • Tem plano gratuito? Não;
  • Tem suporte ao cliente? Sim, com tutoriais em vídeo e uma base de conhecimento;
  • Integração com o Google Analytics 4? Não direta, porém, em breve o GA4 disponibilizará a API. De qualquer forma, você precisará de ajuda do desenvolvedor;
  • Está disponível apenas para clientes da ferramenta de análise da Adobe, parte da Adobe Marketing Cloud.

Prós:

  • Personalização automatizada, fácil de usar mesmo para iniciantes;
  • Tem experiência em segmentação com a ajuda de IA;
  • Pode executar vários testes ao mesmo tempo;
  • Fácil de entender com um passo a passo de configuração e teste.

Contras:

  • Você não pode testá-lo gratuitamente;
  • Preço mais elevado que as outras ferramentas;
  • É melhor para o Adobe Analytics, não para o Google Analytics;
  • Precisa de alto volume de tráfego para obter o desempenho ideal.

8. GrowthBook

Créditos: https://www.growthbook.io/

O GrowthBook é uma ferramenta open source gratuita para teste A/B e feature flag gratuita usada por mais de 8.500 empresas incluindo Deezer, ClickUp, Asana e Discord. A empresa oferece plano pago apenas pelo suporte premium e o editor visual para testes. 

Seu foco é maior para equipes de Dados e Analytics.

  • Tem plano gratuito? Sim, sem limites de tráfego e testes;
  • Tem suporte ao cliente? Sim, no plano pago;
  • Integração com o Google Analytics 4? Sim, através do BigQuery do GA4, porém você precisará de ajuda de um desenvolvedor para configurar consultas SQL;
  • Possui segmentação avançada.

Prós:

  • Testes e ilimitado no plano grátis com até 3 usuários;
  • Permite teste em aplicativo via SDK;
  • Permite teste server-side via feature flag;
  • Permite teste client-side com editor visual ou não;
  • Permite segmentações para analisar testes concluídos;
  • Permite integração com várias fontes de dados diferentes;
  • Onboarding e treinamento disponível no plano grátis;
  • Comunidade no Slack para tirar dúvidas mesmo no plano grátis;
  • Permite fazer instalação no servidor da empresa (modo self-hosted).

Contras:

  • A instalação depende de um desenvolvedor para instalar o SDK, integrar o GA4 ou outro data source e configurar as métricas;
  • A implementação dos testes depende de desenvolvedor front-end;
  • Gera custo em consultas no BigQuery do GA4 para medir as métricas;
  • O editor visual só está presente no plano pago;
  • O suporte premium está apenas no plano pago;
  • A documentação existente em alguns casos pode não ser suficiente, demandando suporte na comunidade ou email;
  • Não é muito indicado para agências que tem pouca autonomia no desenvolvimento do site do cliente.

Próximos passos

O Google Optimize foi uma ótima ferramenta enquanto durou, mas não espere até o último minuto para mudar. Com a ferramenta não sendo mais atualizada, é importante encontrar uma substituta o quanto antes. Existem muitas alternativas para teste A/B que possuem os recursos de que você precisa na lista acima.

Anote os recursos mais importantes para você e que estão faltando no Google Optimize. Liste as ferramentas que atendem a essa necessidade e, em seguida, compare-as com seus critérios. Caso queira conversar com alguém que já usou uma das ferramentas acima, mande mensagem na nossa comunidade. Com certeza alguém irá te ajudar!

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