Carreira

Taciana Serafim
Escrito por Taciana Serafim em 16/06/2023
Montando um time (campeão) de CRO

Apesar de ser um tema que está ganhando muita popularidade nos últimos tempos, CRO já é praticado no Brasil há mais de uma década. E um dos pioneiros no país é Felipe Gomes, Head Global de Experiência e Sócio da Corebiz, que bateu um papo bastante interessante com Taci Serafim e Gabi Lavreca, ambas, community manager da CRO Brasil, sobre a importância de CRO dentro das empresas.

Nesta entrevista, Gomes contou sobre como foi estruturar a área de CRO em sua agência, destacando os principais desafios em relação ao modelo de trabalho, do escopo dos profissionais e o que as empresas devem ter em mente quando tem a intenção de contratar um profissional ou agência de CRO – que, afinal, não é um trabalho de um único profissional. “CRO  é uma área multidisciplinar que requer o trabalho conjunto de profissionais de UX, dados e desenvolvimento, para que as demandas sejam priorizadas e os testes realizados”, explica Gomes.

Quer saber um pouco mais? Confira abaixo a íntegra desse bate-papo. Aliás, para nós da CRO Brasil foi uma honra entrevistar o Gomes, pois tanto a Taci quanto à Lavreca já trabalharam na Corebiz – e aprenderam muito enquanto estiveram por lá!

CRO Brasil: Há quanto tempo você trabalha com CRO? E como foi estruturar a área de CRO na Corebiz?

Gomes: Trabalho com CRO desde 2011. Tinha uma empresa de UX/UI que passou por uma fusão em 2014 e é, o que hoje conhecemos como Corebiz. Por conta da minha experiência, toquei a área de CRO.

CRO Brasil: Há várias interpretações do que é um profissional de CRO. Poderia nos contar como você define CRO e como você vê a aplicação dos conhecimentos da área pelas empresas?

Gomes: Entendo que CRO é um método científico e sua aplicação envolve algumas variáveis importantes, como a maturidade dos dados e a priorização das demandas de CRO entre as áreas correlacionadas, como UX, Desenvolvimento, Dados, etc. Em relação às empresas que conheço que possuem áreas de CRO internas ou externas, acredito que a adoção dessa área deve ser feita com a visão de que CRO é uma área multidisciplinar que requer o trabalho conjunto de profissionais de UX, dados e desenvolvimento, para que as demandas sejam priorizadas e os testes realizados, obtendo assim insights valiosos que orientem as decisões do negócio. Além disso, muitas empresas esperam resultados a curto prazo, assim como estratégias de mídia que podem ser ajustadas, mas o CRO não funciona da mesma forma. Essa é uma das principais frustrações para aqueles que não conhecem o trabalho dessa área.

CRO Brasil: O que as empresas que pretendem contratar uma consultoria de CRO devem considerar para obter sucesso no retorno do investimento ao contratar um profissional/equipe?

Gomes: Primeiramente, entender o valor que as consultorias cobram pelo serviço e identificar se o investimento faz sentido dentro do modelo de negócio, levando em conta o tamanho da empresa. Compreender os objetivos, tendo em mente que os retornos podem não ser tão rápidos quanto um investimento em mídia. Ter clareza nos objetivos e relacioná-los ao escopo de CRO e às expectativas em relação à área é importante para dimensionar o tipo e tamanho da agência a ser contratada, ou, em alguns casos, um profissional autônomo. Existem muitas possibilidades, mas apenas testando é possível compreender ao longo do tempo se o investimento tem gerado um bom retorno. Por fim, maturidade nos dados, sem eles não é possível gerar hipóteses ou sugerir testes.

CRO Brasil: Em sua opinião, quais habilidades os profissionais de CRO precisam ter?

Gomes: Todas as empresas adorariam que os profissionais de CRO fossem generalistas, com conhecimento em pesquisa, dados, usabilidade e programação. No entanto, é impossível realizar esse trabalho com profundidade tendo que resolver questões que exigem a presença de mais 3 ou 4 profissionais. Na minha opinião, é importante ter noções sobre os temas que mencionei, mas destaco a profundidade em temas de usabilidade, conhecimento de negócios e comunicação.

CRO Brasil: Agradecemos a presença do nosso convidado, e para esta edição ele compartilhou uma super novidade. A Corebiz está finalizando o projeto de produção de conteúdos de E-book que contribuirá com os profissionais da área de CRO e com aqueles que têm interesse. Além disso, estão realizando internamente um projeto de cursos e palestras com cases, capacitando e formando os profissionais.

Quer conhecer melhor o nosso convidado? Abaixo deixamos o contato e alguns links de referência compartilhados por ele.

Valeu, Gomes!

Conecte-se com ele no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/felipegomesbwm/

Texto por: Taciana Serafim

Revisão: Gabriele Lavreca e Fabricio Migues