CRO significa Otimização da Taxa de Conversão (iniciais em inglês de Conversion Rate Optimization). É o processo de melhorar a taxa de conversão de um site ou página de destino, o que significa que o CRO é muito abrangente. Isso pode ser feito através de uma série de técnicas:
- Otimização da cópia do site;
- Design de layout aprimorado;
- Uso de imagens e vídeos envolventes;
- Criação de call-to-actions claras e concisas;
- Teste A/B;
- Melhoria de fluxo/processo;
- etc.
O CRO pode ser uma ferramenta poderosa para aumentar as vendas, leads e outros objetivos de marketing ou produto. Ao melhorar a taxa de conversão, as empresas podem obter um melhor retorno sobre seu investimento (ROI) ou até mesmo uma redução no seu custo de aquisição de clientes (CAC), além de melhorar outras métricas importantes para o negócio.
Principais vantagens
Um time de CRO bem construído pode fornecer visibilidade de melhorias a serem implementadas ou testadas para evoluir os produtos/sites da sua companhia, além de conseguir priorizar o que pode trazer retorno de maneira mais rápida para a empresa.
Não existe bala de prata, mas as equipes de CRO se baseiam muito na evolução contínua do produto. Portanto, se você estiver sempre evoluindo sua conversão mesmo que em 0,5%, estará sempre em uma crescente.
Desafios
Por ser um time muito “cross” que pode atuar e dar suporte em diversas esferas, é preciso construir um time independente e que se relacione bem com as demais equipes, a fim de engajar todos a contribuir com hipóteses de testes, melhorias de fluxo, personalizações e etc.
Um time colaborativo tem menos fricção para rodar testes e implementar soluções. No entanto, a falta de comunicação e alinhamento pode gerar remanejamento excessivo de testes e melhorias, e até mesmo invalidar resultados de experimentos.
Os times de CRO constantemente enfrentam resistências para entrar no backlog de outras equipes, mesmo trazendo soluções ou hipóteses muito boas. Isso pode ser por cultura dos times ou da empresa – e até mesmo ego dos envolvidos.
Por fim, times iniciantes e centralizados sempre terão que conviver com interdependências e precisam aprender a lidar com isso. Uma boa dica é ter uma lista com o que você pode fazer de maneira mais independente e alinhar o máximo suas demandas com outros times. A chave pro sucesso de CRO está na comunicação, de abraçar, além dos objetivos, os times ou áreas que estão plugados neles. Quando o resultado é de todos, fica muito mais fácil conseguir essa colaboração.
Conclusão
Por mais básico que possam parecer as soluções, os times de CRO têm essa característica de liderar melhorias e otimizações, lembrando os times e líderes do que pode ser feito, acompanhando os resultados e funis, e sempre atuando de maneira assertiva nas lacunas de conversão. Portanto, se você ainda não pensou em ter um time especialista em conversão na sua empresa, sugiro que o faça o quanto antes 😉
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Tito Vieira https://www.linkedin.com/in/erc%C3%ADlio-v-b72a5628/
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