Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Experimentação

O Que São Testes A/B e Como Eles Podem Transformar Seu Negócio

Taciana Serafim
Escrito por Taciana Serafim em 08/09/2023
O Que São Testes A/B e Como Eles Podem Transformar Seu Negócio

Você já se perguntou como pequenas mudanças no seu site ou app podem impactar as vendas ou o engajamento do usuário? Já ficou em dúvida se aquela nova funcionalidade realmente fez diferença? Calma, você não está sozinho. E a boa notícia é que existe uma forma bem eficaz de sair do campo das suposições: os testes A/B.

O Problema com a Inconsistência dos Dados

Em um mundo ideal, toda empresa teria um mar de dados consistentes para navegar. Mas a realidade é outra. As vendas flutuam. O engajamento sobe e desce. E tudo isso cria um cenário em que fica complicado medir o impacto real das mudanças que você implementa, seja no seu e-commerce ou app.

A Luz no Fim do Túnel: O Que São Testes A/B?

Os testes A/B surgem como o farol nessa neblina de incertezas. Basicamente, você pega dois grupos: o grupo A vê a versão atual e o grupo B vê a nova versão. Assim, dá para comparar os resultados sem o ruído de fatores externos, como sazonalidade ou eventos específicos.

Por Que Fazer Testes A/B?

Não É Só Sobre Vendas

Muita gente pensa que os testes A/B são só para aumentar vendas. Mas o buraco é mais embaixo. Os testes A/B ajudam a:

  • Melhorar a taxa de conversão;
  • Otimizar a experiência do usuário;
  • Afinar suas campanhas de marketing;
  • Tomar decisões baseadas em dados.

E Tem Mais…

Não para por aí. Você pode usar os testes A/B para ampliar o ticket médio, reduzir o lead-time e até elevar o engajamento.

Áreas de Aplicação dos Testes A/B

Websites
Experimentos de A/B são úteis para avaliar diversas iterações de páginas iniciais, botões de convite à ação, esquemas de design, paletas de cores, cabeçalhos, visuais e outros componentes estéticos. Por exemplo, você pode avaliar duas alternativas de um botão “Efetuar Compra” com tonalidades distintas para identificar qual resulta em uma melhor métrica de conversão. Ou com dizeres variados, como “Efetuar Compra Imediatamente” versus “Adquirir Agora”.

E-mails
Experimentos de A/B são eficazes para aprimorar estratégias de marketing via e-mail. Você pode experimentar com diferentes tópicos de e-mail, linhas de preview, texto do corpo do e-mail, ilustrações ou convites para ação para averiguar qual versão promove um aumento na taxa de abertura, cliques ou conversões.

Anúncios
Tais experimentos são frequentemente empregados para maximizar a eficiência de anúncios digitais. É possível experimentar com diversos cabeçalhos, visuais, textos explicativos, convites para ação ou localizações de anúncios para discernir as variações mais rentáveis em termos de taxas de cliques, taxas de conversão ou custo por aquisição (CPA).

Aplicativos Móveis
Experimentos de A/B também podem ser implementados em apps móveis para aprimorar a usabilidade. Por exemplo, é possível avaliar diferentes esquemas de design, fluxos de interação, ícones, tonalidades de botões ou alertas para determinar qual variante promove maior retenção de usuários ou engajamento.

Estruturação de Preços
Tais experimentos são úteis para avaliar distintas táticas de precificação ou pacotes de produtos/serviços. Você pode, por exemplo, experimentar com variados preços, promoções ou planos de assinatura para discernir qual estratégia resulta em uma melhor métrica de conversão ou geração de receita.

7 Etapas para Executar Experimentos A/B

1 – Estabeleça o Objetivo do teste
Escolha a métrica que irá empregar para avaliar a eficácia da experimentação. Ignorar a métrica adequada pode introduzir um viés nos resultados.

2 – Avalie a Métrica de Conversão Vigente da Página em Questão
Utilize o princípio de Peter Drucker: aquilo que é mensurável, é aprimorável.Identifique como estão as métricas antes do teste e valide se elas melhoram o resultado geral que está alinhado ao objetivo do negócio.

3 – Proponha uma hipótese de melhoria, com a estimativa de ganho de conversão.
Incluir na sua hipótese um possível ganho poderá contribuir em sua priorização. Embora essa parte seja um pouco complexa para quem não realiza muitos testes, há um grande potencial para que a aplicação do seu teste seja priorizada.

Fórmula: Se fizermos (alteração) em (local do site) vai aumentar ___% da taxa de conversão de (métrica) porque (explicação psicológica).

Exemplo: “Se eu redesenhar a primeira dobra da home vai aumentar 4% da taxa de conversão de compra porque vai destacar a proposta de valor.”

4 – Calcule o tamanho da amostra e MDE para cada variação. 

Usando a calculadora de análise pré-teste da CXL, você consegue fazer um planejamento do seu teste A/B.

Baseado na página do site que você vai testar, você vai precisar dos dados abaixo para inserir na calculadora:

  • quantidade de sessões semanais
  • conversões semanais
  • número de variantes (geralmente 2 para teste A/B)
  • confiança estatística desejada.

Um erro comum é a negligência da aplicação de significância estatística em testes AB. Não aplicar o cálculo estatístico devido também poderá afetar o efeito observado no teste

Quer aprender mais sobre significância estatística e como calcular o Efeito Mínimo Detectável (MDE)? Confira no artigo

5 – Estime o tempo que o teste A/B ficará no ar

Normalmente, testes A/B duram 4 semanas, mas de acordo com seu objetivo de aumento de conversão (MDE), seu teste pode precisar somente de 2 ou 3 semanas.

6 – Operacionalize o teste com uma ferramenta

Mesmo sem o Google Optimize, ainda há muitas alternativas. A VWO tem sido uma das mais populares segundo pesquisas que realizamos com a comunidade CRO Brasil. 

Há também uma ferramenta brasileira que tem se destacado por suas funcionalidades e custo: CROCT. E claro, com o atendimento em português, o que é um benefício muito interessante.

7- Por fim, avalie o resultado do teste e envie para os tomadores de decisões.

O intuito dos testes com certeza é gerar receita e melhorar a experiência dos clientes, mas também pode ser enxergado pelo objetivo de economizar dinheiro com soluções que podem não ter relevância aos clientes e consequentemente aos negócios.

Conclusão

Em suma, a aplicação estratégica de testes A/B pode ser um divisor de águas para otimizar diversas facetas do seu negócio, desde a interface do usuário em seu site até as campanhas de e-mail marketing e estratégias de precificação. Esperamos que este guia tenha fornecido uma visão abrangente e prática para você iniciar ou aprimorar suas próprias experimentações.

Se você encontrou valor neste artigo e está interessado em aprofundar ainda mais seus conhecimentos em otimização de conversão, estratégias de marketing digital ou qualquer outro tópico relevante para o crescimento do seu negócio, não deixe de conferir nossos outros artigos aqui no blog. Estamos constantemente atualizando nosso conteúdo com informações valiosas e insights de especialistas para ajudá-lo a alcançar sucesso contínuo.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *