Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Carreira

Resumo do Fórum E-commerce Brasil 2023

Taciana Serafim
Escrito por Taciana Serafim em 26/07/2023

O Fórum E-commerce Brasil é um dos maiores eventos de comércio eletrônico da América Latina. Trata-se de um evento anual realizado no Brasil, que reúne profissionais, empresários, empreendedores e especialistas do setor de comércio eletrônico e marketing digital.

O objetivo do Fórum E-commerce Brasil é proporcionar um espaço de networking, aprendizado e troca de experiências entre os participantes. Durante o evento, são apresentadas palestras, painéis, workshops e atividades relacionadas ao comércio eletrônico, abrangendo diversos temas como estratégias de vendas online, logística, marketing digital, tecnologia, experiência do usuário, tendências do mercado, entre outros.

Além disso, o Fórum E-commerce Brasil costuma contar com a participação de empresas, startups e fornecedores que apresentam suas soluções e serviços para o público presente, oferecendo oportunidades de negócios e parcerias.

O evento conta com mais de 25 áreas simultâneas com horários de palestras e intervalos diferentes.

Nós da comunidade CRO Brasil, estivemos no segundo dia de evento (26/07) em algumas palestras, e trazemos um breve resumo.

Na plenária de Marketing e Vendas participamos da palestra do diretor de UX do Grupo Boticário – Luis Felipe Vieira Sobral: Design Inclusivo: mudando o jeito de pensar nos e-commerces 

A apresentação traz a visão estratégica do time de UX que teve como principal motivação e propósito a alteridade, ou seja entender a experiência a partir do olhar do outro, a partir da lógica desse outro, tirando o negócio do centro da decisão.

Sobral também pontua as ações que foram desdobradas a partir das pesquisas, questões como cadastro inclusivo, que trás a proposta de um novo fluxo e formulário para captura de dados no e-commerce e marketplace.

A nova proposta de formulário tem etapas como identificação de gênero, como o usuário quer ser chamado, se possuí alguma deficiência e etc. O mais interessante desse modelo é que o usuário tem a clareza de como essas informações serão usadas para promover a melhor experiência.

Na plenária de Tecnologia e Inovação tivemos a oportunidade de participar da palestra de Mário Amaral diretor de engenharia na Elo 7, com o tema: De horas para o segundos: como o time de dados do Elo7 está usando ksqlBD para ter métricas de negócio realtime no DW.

A palestra mostra todo o diferencial observado pela empresa em ter uma arquitetura baseada no banco de dados  ksqlDB, para tomada de decisão gerando vantagem competitiva. Na palestra, Mário aborda os casos de uso, compartilha boas práticas e explora alguns pitfalls e problemas encontrados no processo.

Além dos benefícios, também foi compartilhado desafios que houveram durante o processo, tais como: menos tempo para validação dos dados, nem tudo pode ser real time, janelas de dados que determinam o pace, entre outros que permitiram que o time conseguisse chegar na ferramenta e modelo ideal.

E encerrando a palestra Amaral também inclui boas práticas e pontos de atenção como o cuidado na materialização de tabelas, e cuidado com o espaço em disco, além de compartilhar os códigos e desenho da arquitetura utilizada.

Foi um dia intenso de aprendizado, além das plenárias, visitamos parceiros que tem contribuído com a construção da comunidade. 

Também aproveitamos o networking para conectarmos com empresas que possuem muita sinergia com otimização da conversão para sites em E-commerce e apresentarmos a comunidade e convidamos para participação de nossos eventos.

Participou de alguma plenária do E-commerce Brasil 2023? Compartilhe conosco suas percepções.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *