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De acordo com a Wikipédia Usabilidade é um termo usado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica e importante. A usabilidade pode também se referir aos métodos de mensuração da usabilidade e ao estudo dos princípios por trás da eficiência percebida de um objeto.
Na Interação Humano-computador, na Ciência da Computação e na Ciência da Informação, usabilidade normalmente se refere à simplicidade e facilidade com que uma interface, um programa de computador ou um website pode ser utilizado.
Agora você sabia que existe uma ISO pra falar sobre usabilidade?
Ela é centrada em 3 eixos dominantes:
Eficácia, Eficiência e por último, Satisfação.
Eficácia
Procura quantificar o esforço do utilizador. A precisão e todos os recursos utilizados para que o utilizador consiga atingir o seu objetivo na respectiva plataforma visual.
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Eficiência
Avalia os recursos utilizados para atingir o objetivo. É uma espécie de relação entre precisão vs recursos. Quantos mais recursos forem necessários para atingir o objetivo menos eficiência tem o nosso produto.
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Satisfação
Testa a satisfação, o conforto, a forma positiva com que o nosso utilizador lida com o nosso produto e atinge de forma satisfatória os seus diversos objetivos. Não é um parâmetro quantitativo uma vez que avalia algo que é subjetivo.
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Como trabalhar a usabilidade pode beneficiar o profissional de CRO?
Ao realizar a otimização da conversão em um site, focamos nosso olhar em como melhorar a experiência do usuário, e como você pode ver, essa experiência é tão importante que até normas foram criadas para fomentar sua utilização.
No processo de CRO no momento de descoberta busque entender as principais dores e objeções de quem utiliza seu serviço/produto. Compreenda sua jornada através da aplicação pesquisas como NPS, CSAT e CES,testes de usabilidade e de heurísticas que poderão contribuir com a identificação das necessidades dos usuários. A partir da identificação, crie um backlog de experimentos afim de testar melhorias focadas na resolução do que identificou como pontos de fricção ou insatisfação, com isso as chances de converter um visitante em clientes serão muito altas e você conseguirá fidelizar seus clientes.
Em um contexto em que o CRO estiver numa equipe multidisciplinar trabalhe em conjunto com times pares para descobertas de alavancas em que você poderá testar.
Caso não faça parte de uma equipe que possua esta estrutura, busque aplicar as pesquisas citadas, pra te ajudar alguns links que você pode ler sobre como estruturar suas pesquisas:
Opinion Box CX – Monitore a experiência do cliente
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CES (Customer Effort Score): o que é como funciona essa métrica?
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CSAT: o que é, para que serve e como calcular?
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Teste de usabilidade: o que é e para que serve?
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