Por Esteban Saavedra | Latam Airlines
No setor de Aviação, atuando com um modelo B2C, a LATAM Airlines identificou que o fluxo de autogestão no mobile, mais especificamente o acesso ao caminho de troca voluntária de voos, apresentava fricções importantes.
Embora a maior parte dos acessos ocorra por dispositivos móveis, apenas 2,45% dos usuários que acessavam a seção "Mis Viajes – Nível 2" conseguiam encontrar o ponto de entrada para solicitar alterações. Em contraste, esse número era de 12,33% no desktop. Além disso, pesquisas internas indicavam esse problema como a segunda maior fonte de insatisfação dos usuários.
O desafio era tornar essa funcionalidade mais acessível no mobile, melhorando a experiência sem comprometer a performance de outras áreas, como a venda de serviços adicionais (ancillaries).
A hipótese formulada foi:
"Adicionar um ponto de entrada visível para 'Trocas e Devoluções' dentro da seção 'Mis Viajes – Nível 2' no mobile aumentará significativamente o acesso orgânico ao fluxo, melhorando a experiência do usuário e reduzindo a insatisfação."
O público-alvo foram usuários pós-compra, acessando a plataforma mobile da LATAM para gerenciar suas reservas e realizar mudanças voluntárias.
O experimento foi conduzido ao longo de 7 dias, utilizando a ferramenta ABsmartly, com duas variações:
Métricas Avaliadas
A Variante B superou o controle com um +11,89% de aumento nos acessos únicos ao fluxo de trocas via mobile.
Outros destaques:
Conclusão: A mudança de interface atendeu à hipótese: melhorou a experiência do usuário, aumentou a visibilidade de funcionalidades-chave e não prejudicou KPIs relacionados a receitas acessórias.
O teste reforçou a importância de priorizar melhorias de usabilidade em jornadas de alta intenção, especialmente no mobile. Com base nos resultados, a LATAM:
O case da LATAM Airlines evidencia como a experimentação estruturada, centrada na experiência do usuário, pode transformar pontos críticos da jornada digital. Com um ajuste simples e bem fundamentado, a empresa aumentou o engajamento no mobile, elevou a satisfação e fortaleceu sua proposta de valor em autossuficiência digital — sem comprometer receitas secundárias.
Um exemplo claro de como design centrado no usuário e testes A/B podem caminhar lado a lado com a estratégia de negócios.