Escrito por: Croct
Com o fim iminente do Google Optimize, muitos profissionais de marketing estão buscando alternativas eficientes para realizar experimentos.
Entre as plataformas tradicionais de teste AB, a VWO é uma das mais consolidadas e escolhida pela facilidade de uso, apesar de ter uma curva de aprendizado densa para algumas funcionalidades. Por isso, criamos esse comparativo entre as funcionalidades de ambas as plataformas. Nosso objetivo é discutir como testes AB aliados à personalização de sites podem te ajudar a melhorar a conversão e engajamento de seu negócio.
Esperamos te ajudar a escolher a melhor opção de acordo com suas necessidades e orçamento.
Ambas as plataformas possuem testes AB com personalização, mas cada uma prioriza essas funcionalidades de maneira diferente. Veja na tabela a seguir um resumo das principais features oferecidas pela Croct e pela VWO.
CROCT | VWO | |
Escopo | Headless CMS com teste AB e personalização | Teste AB com personalização como um add-on |
Tipo de teste | Teste AB | Teste AB, teste multivariáveis, e teste split URL |
CMS | Sim | Não |
Editor visual | Não | Sim |
Conteúdo em múltiplos idiomas | Sim | Não |
Latência | Máximo 100ms | Máximo 718ms |
Teste server-side | Sim | Sim |
Agendamento de experimentos | Sim | Sim |
Abordagem | Bayesiana | Bayesiana com elementos frequentistas |
SRM check | template aqui | Não |
Teste em múltiplas páginas | Sim | Sim |
Teste segmentado | Sim | Sim |
Teste entre domínios | Sim | Sim |
Teste entre dispositivos | Sim | Sim |
Teste em apps mobile | Não | Sim |
Personalização | Opções de personalização gratuitas com headless CMS | Opções de personalização pagas com editor visual |
Plano gratuito | Sim, personalização de site inclusa | Sim, personalização de site não inclusa |
Preços | Começam em $300, cobrados em dólar ou real | Começam em $160, cobrados apenas em dólar |
Base de conhecimento | Sim | Sim |
Recomendações de texto com IA | Não | Sim |
Idiomas de suporte | Inglês e português | Inglês |
Número de membros | Ilimitado | Ilimitado |
Segurança | CORS e token de autenticação | single sign-on (SSO) e autenticação em 2 fatores (2FA) |
Domínio personalizado | Sim | Sim |
Ambiente de desenvolvimento | Sim | Sim |
Exportação de dados | Sim | Sim, apenas para teste AB |
Integrações | Sim | Sim |
Add-ons | Sim | Sim |
Aqui está um resumo dos pontos-chave de cada plataforma:
A VWO é amplamente focada em testes AB, oferecendo uma variedade de funcionalidades para esse fim. Outras features, como personalização, são oferecidas como add-ons. Em contrapartida, a Croct concentra-se em experimentos com personalização desde o início. Isso significa que após a implementação inicial pelo time de desenvolvimento, você pode editar seus banners e outros elementos do site para seus testes AB sem terceirizar tasks, com a garantia de que seu site não vai quebrar.
A VWO oferece um plano gratuito com muitas opções de experimentos, segmentação e teste AB. Suas funcionalidades mais avançadas estão disponíveis apenas no plano enterprise, que possui custos mais elevados. A Croct oferece uma conta gratuita com personalização inclusa e possui uma estrutura de preços mais flexível para diferentes necessidades. O grande diferencial, além da escalabilidade, é que os planos da Croct são cobrados tanto em dólar quanto em real, sendo uma ótima alternativa para fugir da inflação.
A VWO possui um editor visual que permite fazer ajustes no layout, texto e imagens sem a necessidade de conhecimentos em programação. A Croct, sendo um headless CMS, possibilita personalização e testes através de elementos do site nativamente dinâmicos, garantindo maior segurança e flexibilidade não só para os profissionais de marketing mas também para os desenvolvedores. O headless CMS surgiu como uma opção para as limitações do CMS tradicional e garante que suas implementações não afetem a performance do seu site.
Ambas as plataformas permitem segmentar a audiência com base em vários critérios, incluindo parâmetros UTM, dispositivo, localização geográfica, histórico de navegação e muito mais. A VWO também permite que você analise o comportamento do usuário para mais insights.
A VWO oferece um gerador de texto em inglês com IA em seu plano enterprise, o que é uma feature excelente para criar copies com facilidade. A Croct possui essa feature em seu roadmap. Quando implementada, possibilitará a geração de texto não só em inglês, mas em outros idiomas também.
A Croct oferece personalização de sites como uma funcionalidade essencial em todos os seus planos, enquanto a VWO a oferece como um add-on. Você pode criar testes com personalização e testar hipóteses rapidamente com slots personalizáveis e segmentação.
Ambas as plataformas utilizam a abordagem Bayesiana para análise de resultados de testes AB, proporcionando mais flexibilidade e precisão nos experimentos. A VWO, no entanto, também oferece alguns elementos do método frequentista, o que faz com que você precise definir a duração do seu teste previamente, limitando em alguns casos a agilidade do processo de experimentação.
Nenhuma das plataformas possui testes de SRM, mas você pode utilizar plugins de browser para essa finalidade ou até mesmo calculadoras online para checar a distribuição correta dos grupos de teste.
Ambas as plataformas permitem integração com outras ferramentas e exportação de dados para análise em plataformas de analytics. No entanto, a VWO já possui integração com o Google Analytics 4. A integração da Croct com o GA4 está prevista para quando a API pública for lançada pelo Google.
A Croct garante uma latência de carregamento de página abaixo de 100ms, enquanto a VWO possui uma latência maior, podendo chegar a 718ms. O headless CMS da Croct garante impacto mínimo na experiência do usuário com personalização e rápido carregamento.
Ambas as plataformas utilizam medidas de segurança como CORS, para garantir a integridade e privacidade dos dados dos usuários. Também não guardamos informações sensíveis ou endereços de IP em nosso banco de dados, apenas utilizando dados que não invadam a privacidade do usuário.
Ao escolher entre a VWO e a Croct, considere suas necessidades específicas de otimização de conversão e personalização. Também é importante frisar que você pode criar contas e testar ambas as plataformas gratuitamente para tirar suas próprias conclusões.
Se você busca uma solução focada em diversos tipos de testes AB e pode pagar por funcionalidades adicionais, a VWO pode ser uma boa opção. Por outro lado, se sua prioridade é testes AB com personalização avançada a um preço mais acessível, a Croct é a escolha ideal para você.
Este texto foi desenvolvido por um pedido da Comunidade CRO Brasil a equipe da CROCT, queremos agradecê⁻los pela contribuição significativa.
Conheça a mais sobre a Croct através do link: https://mkt.croct.com/page/personalization