Escrito por: Matthaeus Carvalho
Quando falamos em teste A/B, muitas pessoas não sabem que existem 2 tipos de abordagem para fazer as alterações das variantes: server-side e client-side.
A diferença fundamental entre teste eles está relacionada ao local onde as alterações são feitas e como as variantes são mostradas aos usuários.
Neste artigo você vai entender mais sobre diferenças, vantagens, desvantagens de cada um deles
Neste tipo de teste as alterações das variantes são feitas no lado do cliente, ou seja, no navegador do usuário.
Entre os especialistas de CRO e de marketing, esse é o teste mais comum de ser usado.
A exibição das variantes é feita através de um código JavaScript inserido na página. Quando um usuário visita o site, o código JavaScript é executado no navegador dele e determina qual variação será mostrada. Isso significa que as alterações são processadas no dispositivo do usuário.
Inclusive, existe aquele risco do usuário perceber uma piscada na tela devido ao tempo de carregamento. Por isso muitas ferramentas recomendam a instalação de outro código chamado anti-oscilante (anti-flicker).
Exemplo: Suponha que você esteja executando um teste A/B para avaliar duas versões de um botão de chamada para ação (CTA) em seu site. A versão controle (A) tem uma cor de fundo azul, enquanto a variante (B) tem uma cor de fundo vermelha. Quando um usuário acessa o site, o código JavaScript é executado no navegador e exibe a variação correspondente (A ou B) do botão CTA.
Nesse tipo de teste, as alterações e variações são feitas no lado do servidor, antes da página ser carregada ao navegador do usuário. A entrega das variantes é feita por meio de lógica de programação no servidor. Assim, o servidor determina qual variante será exibida para cada usuário e envia a versão correspondente.
No teste A/B server-side não existe redirecionamento de link. Tudo é feito no servidor através de programação. Porém, ferramentas como Convert, VWO e GrowthBook já ajudam a configurar e acompanhar este tipo de teste.
Exemplo: Imagine que você esteja conduzindo um teste A/B para comparar duas versões diferentes de um formulário de inscrição em seu site. A versão controle (A) possui 3 campos de entrada, enquanto a variante (B) possui apenas dois campos. Antes de enviar a página para o navegador do usuário, o servidor determina qual versão do formulário será exibida com base em uma lógica pré definida.
Você já fez algum tipo de teste que acredita ser server-side (como aplicativo)? Deixe seu comentário abaixo.
Referências