Escrito por: Paula Roberta Teixeira Perdiz Pinheiro
Coordenadorade Canais (CRO) Livelo
Conecte-se no Linkedin: Acesse Aqui
Este case da Livelo está concorrendo ao CRO Awards, uma premiação que reconhece as melhores estratégias aplicadas em testes A/B e otimização de conversão. O prêmio valoriza projetos que utilizam experimentação baseada em dados para gerar resultados concretos nos negócios.
Neste case, você vai conhecer como a Livelo transformou a experiência na vertical de viagens através de personalização com base em geolocalização e ofertas complementares no pós-compra, alcançando um aumento expressivo de performance em uma das áreas mais estratégicas da plataforma.
Se você também quer destacar sua estratégia de CRO e concorrer ao CRO Awards, envie seu case através do seguinte link: Envie Seu Case.
Além disso, não perca a oportunidade de participar do CRO Summit, onde os vencedores serão anunciados. Inscreva-se agora no evento através deste link: Inscreva-se Aqui.
A Livelo é uma das principais plataformas de recompensas do Brasil, permitindo que usuários acumulem e troquem pontos por produtos, serviços e experiências. Uma das verticais de maior valor agregado é a de Viagens, com passagens, hospedagens, pacotes e serviços complementares.
O desafio estava claro: a estrutura tradicional de busca de passagens limitava a visibilidade de outros produtos da jornada de viagem, como aluguel de carros ou seguros. Além disso, vitrines genéricas pouco relevantes apresentavam baixo desempenho.
Era preciso educar, engajar e converter melhor, personalizando a experiência para cada usuário. A solução envolvia explorar geolocalização, comportamento de navegação e jornada pós-compra para tornar o ecossistema de viagens mais atrativo e eficiente.
A hipótese era:
“Personalizar as vitrines com base na localização e histórico de navegação, além de oferecer produtos complementares no pós-compra, pode aumentar a conversão e o engajamento na vertical de viagens.”
O público-alvo foi composto por usuários logados com histórico de interação com a categoria de viagens, priorizando aqueles que haviam demonstrado intenção de compra por meio de cliques ou visitas recorrentes.
O experimento durou 3 semanas, com segmentação comportamental simples. Foram testadas diferentes abordagens de personalização:
Home
Cross-selling personalização (contido na versão B)
Teste A/B Buscador X Menu horizontal
Taxa de conversão dos produtos de viagem
CTR nas vitrines personalizadas
Engajamento com ofertas complementares no pós-compra
Valor médio por sessão (métrica secundária)
+5,6pp de conversão com ofertas complementares no pós-compra
Apresentar produtos relacionados (como hospedagem, seguro ou aluguel de carros) após a compra de passagens gerou um aumento de 5,6 pontos percentuais na conversão em relação ao grupo controle.
+1pp de conversão com vitrines personalizadas por região
As vitrines adaptadas à geolocalização do usuário foram mais eficazes ao mostrar destinos e produtos relevantes, gerando +1pp em conversão frente às vitrines genéricas.
Visibilidade 7x maior para outras categorias com novo menu horizontal
O novo menu deu destaque às demais ofertas da vertical:
Acessos às páginas de aluguel de carros aumentaram 7x
Páginas de hotéis e pacotes quadruplicaram
Também houve maior tráfego para ofertas de ingressos e parcerias de acúmulo
O case da Livelo provou que dados contextuais e timing comportamental podem destravar novos pontos de conversão em jornadas complexas. Com os aprendizados:
A empresa iniciou a construção de clusters comportamentais mais robustos, expandindo personalizações para outras verticais
A jornada pós-compra passou a ser tratada como alavanca estratégica, sendo integrada à régua de CRM
Reduziu-se a dependência de produtos carro-chefe, ao gerar tráfego e conversão também em categorias complementares
A Livelo mostrou que, ao unir dados, timing e personalização, é possível gerar impacto real em uma vertical de alto valor. O aumento de conversão em mais de 5pp, aliado ao crescimento na visibilidade dos demais produtos, revela como a jornada de viagem pode (e deve) ser tratada como um ecossistema inteligente e centrado no usuário.
Esse case é um exemplo claro de como otimização guiada por experimentação transforma a experiência — e os resultados — de ponta a ponta.